Wiki para a compilação da história do esperanto no Brasil

O texto abaixo foi extraído do site “Brazila Esperanto-Ligo” – LINK


HISTORIO

Oswaldo Pires de Holanda, veterano do movimento brasileiro, escreveu nossa história, a história do movimento esperantista no Brasil, por mais de 10 anos, desde o período em que era presidente da BEL, na década de 90.

Naturalmente, a história de um movimento é algo sempre incompleto e que uma edição em papel pode pecar por imprecisão, por falta de dados, bem como por falta de uma análise historiográfica com metodologia científica.

A diretoria da Liga Brasileira, com base nessas constatações, houve por bem adotar a técnica moderna Wiki de textos multi-autorais.

Consideramos o texto de Pires de Holanda com base inicial de informações fornecidas.

Doravante, as colaborações estão abertas a inúmeros colaboradores e revisores que queiram participar e que, ao longo dos anos, vão compondo e recompondo a história do movimento, a partir das diversas fontes regionais do país por onde o Esperanto passou.

Essa história é contada naturalmente em Esperanto, pois se destina ao mundo esperântico e a estamos lançando, no período de nosso congresso nacional, na forma WiKi, como uma homenagem dessa da atual diretoria aos 100 anos da Liga Brasileira de Esperanto (1907-2007).

Obrigado de coração aos jovens da BEJO, em especial, Ricardo Dias Almeida, que propiciaram esse fato.

Você também sempre poderá participar dessa escrita a mil mãos, visitando o link HISTORIA em nosso menu.


 

Advertisements