Notícia destacada

retornar

TEK- 24 ANOS

Por Carlos Maria

Hoje – 9 de Julho – o Taguatinga Esperanto-Klubo está completando o seu 24° aniversário. A fundação do clube cultural esperantista ocorreu no ano de 1993, no auditório, gentilmente autorizado pela então diretora, do Centro Educacional Ave Branca (CEAB), atualmente Centro de Ensino Médio Ave Branca  (CEMAB). Trinta e seis (36) pessoas assinaram o livro de presenças e, por isso, são consideradas fundadoras do Clube. Ei-las, por ordem alfabética: André Luiz Alexandre, Aurilene Lima da Silva, Aymoré Vaz Pinto, Carlos Alberto da Cunha, Carlos Maria, Carlos Roberto Nascimento, Claudinália Alves Thomas, Cleber da Rocha Galvão, Cleto Galvão da Silva (*), Cristina Pancieri Fonseca, Flávio Fonseca, Geraldo Rosa Alexandre (*}, Hermano Studart Lins Albuquerque, Ismael Pinto de Souza, Ivis Eri Vieira Ribeiro, Jossela Mara V. Valle Lins Albuquerque, Liana de Carvalho e Souza, Lício de Almeida Castro, Luiz Alves Pereira, Maria Clarisse S. Oliveira, Maria de Lourdes Abreu, Maria Ester Pinto de Souza, Maria Marlize da Rocha Galvão, Maria Soares dos Santos, Paulo César de Souza, Raquel da Costa Amaral, Rita de Cássia M. Alves, Roberto Sales Nogueira, Robson Alexandre, Rui Barbosa Abreu, Sibione  Rebeca Guedes Godinho, Silviane Priscila Guedes Godinho, Simone Nunes Gonçalves, Sônia Maria Guedes de Oliveira, Suzana de Jesus Pitombo, Waldson Guardiano. Com pesar informamos que os assinalados por (*) já faleceram.

As principais atividades do TEK – Taguatinga E-Klubo são:

Além de oferecer gratuitamente cursos básicos e de aperfeiçoamento de Esperanto para os seus associados, tradicionalmente promove:

  • No último domingo de cada mês, o “MATENKAFO” – uma atividade totalmente em ESPERANTO – da qual constam, além de bate-papos, cantos e ditos jocosos (engraçados), uma minipalestra de aproximadamente 20 minutos; informações sobre fatos históricos memoráveis do movimento esperantista referentes ao mês e homenagem aos aniversariantes do mês.
  • Anualmente, no 3° domingo de setembro, realiza o ERT – ESPERANTO-RENCONTIĜO DE TAGUATINGA (Encontro de Esperanto de Taguatinga).
  • No dia 15 de dezembro – ou nas proximidades desta data – convoca os samideanos para festejar o ZAMENHOF-TAGO (comemoração do aniversário de nascimento de L. L. Zamenhof – o iniciador do Esperanto – ocorrido em 15-12-1859).

Além de promover o ERT – ESPERANTO-RENCONTIĜO DE TAGUATINGA (Encontro de Esperanto de Taguatinga), o TEK apoia – incentivando e/ou participando – outros tradicionais e importantes eventos esperantistas, tais como:

  • ERCOR – ESPERANTO-RENKONTIĜO DE CENTRA-OKCIDENTA REGIONO (Encontro de Esperanto da Região Centro-Oeste);
  • BKE – BRAZILA KONGRESO DE ESPERANTO (Congresso Brasileiro de Esperanto);
  • UK – UNIVERSALA KONGRESO DE ESPERANTO (Congresso Mundial de Esperanto);
  • TAKE – TUT-AMERIKA KONGRESO DE ESPERANTO (Congresso Pan-Americano de Esperanto).

Línguas no Mundo:

Segundo o compêndio Ethnologue, considerado o maior inventário de línguas do planeta, existem 6912 idiomas em todo o mundo. Diante desta babel que é a Terra, é lógico pensar que a humanidade precisa de uma língua comum para se comunicar. O ESPERANTO – uma língua que pertence igualmente a todos – está aí disponível, prontinha para ser a ponte democrática e igualitária para todos que falam línguas diferentes.

Por isso, lhe convidamos:

Venha para o TEK, venha para o ESPERANTO e seja mais um lutador por esta causa mais que democrática, uma causa justa e igualitária.

A nossa bandeira é:

Para cada povo, a sua língua; para todos os povos, o ESPERANTO.

Portanto:

Fora as barreiras linguísticas!

ESPERANTO TUJ!
(Esperanto Já!)
e
Parabéns, TEK!
Feliz Aniversário!

retornar