Esperanto – Apoiadores

link-sites-religiosos

UNESCO – Resolução de Montevidéu – Uruguai – 1954

“Os resultados alcançados pelo esperanto no campo do intercâmbio intelectual e internacional para a aproximação dos povos do mundo corresponde aos objetivos e ideais da UNESCO.”

REINHARD SELTEN – Prêmio Nobel de economia de 1994

“Talvez, saber Esperanto não ajude a ganhar o prêmio Nobel, mas geralmente faz evoluir a vida intelectual das pessoas. O estudo do Esperanto facilita o aprendizado posterior de outros idiomas. Este fator, isoladamente, deveria ser suficiente para causar um enorme sucesso do Esperanto.”

UMBERTO ECO – Famoso escritor italiano

“O Esperanto é uma língua muito, mas muito bem feita, que do ponto de vista linguístico segue o admirável critério de economia e eficiência. Em segundo lugar, todos os projetos de língua internacional, exceto o Esperanto, fracassaram, e este mais e mais vem reunindo seres humanos em toda parte do mundo.”

JÚLIO VERNE – Eminente escritor francês

“O Esperanto é uma língua simples, flexível e harmoniosa, que se presta tanto a uma prosa elegante quanto a versos harmoniosos. Ele é capaz de exprimir todos os pensamentos e até os mais infantis sentimentos da alma. O Esperanto é a língua internacional ideal.”

LEON TOLSTOI – Escritor russo

“Vi muitas vezes como os homens se relacionam rancorosamente graças somente à impossibilidade material de compreensão recíproca. O aprendizado do esperanto e sua divulgação são sem dúvida ações cristãs, as quais ajudam na criação do Reino de Deus, que é o objetivo principal e único da vida humana.”

RABINDRANATH TAGORE – Poeta indiano, prêmio Nobel de literatura de 1913

“O esperanto é um grande investimento de favoráveis perspectivas.”

ANTOINE MEILLET – Linguista francês

“A possibilidade de instituir uma língua fácil de aprender e o fato de que tal língua é utilizável estão demonstrados na prática. Toda a discussão é vã: o esperanto funcionou.”

BADEN-POWELL – Fundador do Escotismo

“Igualmente, se o escoteiro desejar usar uma língua secreta na sua patrulha, todos os seus membros devem iniciar o estudo do esperanto. Ela não é difícil e é ensinada em um pequeno livro, que custa um pence. Esta língua está sendo usada em todos os países, de forma que você poderá aproveitá-la no exterior.”

J. R. R. TOLKIEN – É o famoso escritor da trilogia “O Senhor dos Anéis”

“Meu conselho a todos que dispõem de tempo ou inclinação a se ocuparem com o movimento por uma língua internacional, seria: ‘Apóiem lealmente o esperanto’.”

GUIMARÃES ROSA – Escritor brasileiro

“é essa língua, de grande simplicidade e rara beleza, que está naturalmente predestinada a veicular e divulgar as obras literárias no futuro”.

MAHATMA GANDHI – Líder pacifista indiano

“Sou favorável a um calendário unificado, da mesma forma que advogo um só valor monetário para todos os países e uma língua auxiliar mundial, como é o esperanto, para todos os povos .”

PEDRO CALMON – Político e historiador brasileiro

“Admirável invenção! Não creio que se estude outro processo mais eficaz de concórdia internacional. Nesta época dela temos necessidade.”

PAPA JOÃO XXIII – “O esperanto é a língua universal de nossa época.”

PAPA JOÃO PAULO II – “O Esperanto é o novo latim da Igreja Católica.”

CRISTOVAM BUARQUE – Educador e político brasileiro

“Se a escola deseja ser um agente da paz, o ensino do Esperanto pode ser um importante fator nesse sentido, não somente pelo idioma oferecido, como também pelo espírito pacifista que ele simboliza.”