Hoje é o dia do esperanto

O esperanto é um idioma internacional neutro, que foi criado para ser a segunda língua das pessoas. Eis algumas de suas características e benefícios, que promovem a democracia linguística:

  • NEUTRALIDADE – Não pertence a uma nação, mas à humanidade.
  • JUSTIÇA – Equipara os participantes em uma conversa internacional.
  • FACILIDADE – Menos difícil que uma língua estrangeira.
  • PROTEÇÃO DAS CULTURAS – Serve à diversidade linguística.
  • CULTURA DA PAZ – Promove a fraternidade humana.

O Dia do Esperanto é celebrado em 26 de julho, data que marca o lançamento do primeiro livro que apresentou a pronúncia, as regras gramaticais e o vocabulário da língua artificial. A linguagem auxiliar neutra foi criada, em 1887, pelo oftalmologista e filósofo polonês Ludwik Lejzer Zamenhof, para ser uma língua internacional.

Aos 28 anos, quando lançou a ideia-base do esperanto como uma segunda língua para todos, Zamenhof acreditava que seria possível cessar os litígios entre os povos, decorrentes da comunicação verbal, se todos falassem uma segunda língua comum. Zamenhof nasceu numa Polônia bastante conturbada, na época um território do Império Russo e sua cidade-natal, Bialistoque, tinha grupos falantes de diversas línguas. Em casa sua mãe dirigia-se a ele usando o ídiche (língua comum entre os judeus), já seu pai o russo (língua oficial do império), língua pela qual também se deu sua educação. Nas ruas, o polonês era a língua dominante local, assim como o alemão. No entanto, nessa diversidade reinavam desconfianças e preconceitos. As pessoas eram definidas pelas línguas que falavam e diferentes grupos não deveriam relacionar-se. Cenas de ódio e violência eram comuns e esse cenário fez nascer questionamentos dentro do jovem Zamenhof.

Atualmente com seis mil línguas o planeta é uma grande “Bialistoque”. Apoiado pela UNESCO desde 1954, nos anos 90 o esperanto foi impulsionado pelo advento da internet, que massificou sua utilização. Estima-se que existem dez milhões de falantes não fluentes e outros dois milhões de fluentes.


eo pt

EO-TAGO_2018_PT

eo datas