Associação especializada

[…]
A Associação Brasileira de Esperantistas Espíritas é presidida por Sandro Moreira Alves e integra o Conselho Nacional de Entidades Especializadas da FEB.
[…]

Informações:  baesbrazilo@gmail.com

Fonte: Site da FEB


SITE | PÁGINA NO FACEBOOK

SITE BAES-GO | PÁGINA FACEBOOK BAES-GO


BRES (ENCONTRO)

ENCONTRO BRASILEIRO DE ESPERANTISTAS ESPÍRITAS
(Brazila Renkontiĝo de Esperantistoj-Spiritistoj)

O evento atualmente é organizado pela Associação Brasileira de Esperantistas Espíritas, fundada em 7 de setembro de 2008.

9-A BRES (2016) – Manaus AM – Anúncio – Reportagem
8-A BRES (2015) – Rio de Janeiro RJ – Anúncio – Reportagem
7-A BRES (2014) – Florianópolis SC – Anúncio – Reportagem
6-A BRES (2012) – Taguatinga DF – Cartaz
5-A BRES (2011) – Brasília DF – Anúncio – Crianças
4-A BRES (2009) – Juiz de Fora MG – Referência
3-A BRES (2008) – Brasília DF – Referência – Elmir dos Santos Lima
2-A BRES (2007) – Uberlândia MG – Referência – Cartaz

1-A BRES (2006) – Ribeirão Preto SP – Referência

Referência histórica:  Anúncio do primeiro BRES, ocorrido em 2006, a seguir reproduzido.  

Fonte: O Boletim nº 587

I ENCONTRO BRASILEIRO DE ESPERANTISTAS ESPÍRITAS

Contribuição de Maria Ramos Williams

A Espiritualidade Superior freqüentemente nos adverte, através da mediunidade, sobre a necessidade do ensino da Língua Internacional, pois há ideais que são comuns tanto à Doutrina Espírita quanto ao Esperanto.

O Esperanto não é somente mais uma língua, mas possui uma idéia interna que está além da gramática, da pronúncia e do vocabulário e coloca em destaque a necessidade de paz, amor, solidariedade, fraternidade entre todos os povos, como também o faz a Doutrina Espírita e, de um modo geral, todas as outras religiões.

Entretanto, o Esperanto é uma língua neutra, não está ligado particularmente a nenhuma religião, há esperantistas no seio de todas as religiões e até entre os que não têm religião. Mas a divulgação do Esperanto está muito difundida nos meios espíritas, por isso há um grande número de espíritas que são também esperantistas e é freqüente a realização de encontros de espíritas esperantistas.

Em São Paulo ocorrerá um evento esperantista espírita que terá uma amplitude maior. Será em nível nacional. De 13 a 15 de outubro estaremos reunidos no 1º ENCONTRO BRASILEIRO DE ESPERANTISTAS ESPÍRITAS, organizado pelo Centro Espírita Batuíra, com o apoio do Sanatório Espírita Vicente de Paulo.

O encontro tem por objetivo reunir pessoas cujo interesse comum seja o Espiritismo e o Esperanto, considerando que o número dessas pessoas é muito grande no Brasil, para tratar de assuntos como: divulgação do Esperanto, organização de cursos de Esperanto para crianças, jovens e adultos, fundação de grupos de estudo sobre Espiritismo em Esperanto, tradução de livros espíritas para o Esperanto, etc.

O tema do encontro será: “A CASA ESPÍRITA E O ESPERANTO”
Porque o Esperanto em casas espíritas?
Como o Esperanto em casas espíritas?

O local do evento será o Sanatório Espírita Vicente de Paulo, situado na rua Pará 1280 – Ipiranga, em Ribeirão Preto.

O conhecido eminente esperantista espírita José Passini, de Juiz de Fora, fará a palestra de abertura do encontro no dia 13 de outubro, 6ª feira, às 19:30.

Outras participações:
Izao Carneiro Soares, do Instituto de Homeopatia François Lamasson e Museu de Homeopatia Abrahão Brickmann de Ribeirão Preto, que falará sobre Homeopatia e Espiritismo.

Lucas Yassumura de Jundiaí será o apresentador e também falará sobre o seu trabalho na Rádio Boa Nova de Guarulhos, onde foi lançado um novo programa sobre o Esperanto.

Givanildo Ramos Costa falará sobre a Rádio Rio de Janeiro e o movimento esperantista espírita no Rio.

Paulo Sérgio Vianna dirigirá uma discussão sobre tradução de livros para o Esperanto e do Esperanto para o Português, onde se aguarda a presença de outros tradutores.

Palestras sobre temas espíritas serão feitas por: Aylton Paiva, Floriano Pessoa, Neusa Priscotin (Mima), Ìsis Okabe Pítone outros.

Márcia de Castro Soares falará sobre seu livro lançado pela Sociedade Lorenz: “Mi Eksterkorpe” (Eu fora do corpo)

Haverá visitas ao Museu de Homeopatia e ao Parque Curupira, mostras de filmes, fotos e discos, apresentações artísticas, cursos, atividades para crianças adequadas às idades.


eee-600x337